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Atendimento pelo 190 da Polícia Militar é tema de reunião no Ministério Público

Todas as ligações feitas pela comunidade de Araguari ao 190, do 53° Batalhão de Polícia Militar, são direcionadas para o Centro de Operações da Polícia Militar – Copom de Uberlândia. Isso gera demora no atendimento e no deslocamento de viaturas, em Araguari

Na última segunda-feira (27), estiveram reunidos na sede do Ministério Público do Estado de Minas Gerais – MPMG, na 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Araguari, com o Promotor de Justiça André Luis Alves Melo, o Deputado Raul Belém, o Procurador Geral do Município, Leonardo Furtado Borelli e os vereadores Giulliano Tibá, Wellington Resende, Deda Lima e Rodrigo Piracaíba, presidente da Câmara de Vereadores local. Na ocasião, as autoridades políticas trataram com o Promotor André Luis sobre os questionamentos da população araguarina com relação aos atendimentos do “Disque 190”, da Polícia Militar. Desde que foi oficializada a regionalização do serviço em Uberlândia, a comunidade se queixa da pouca agilidade dos atendimentos e que a demora tem trazido prejuízos para a segurança pública em Araguari. Na reunião, o Deputado Raul Belém informou que, em contato com o Comando Geral da PMMG, foi explicado que a regionalização é uma tendência e que está ocorrendo em grande parte do Estado de Minas Gerais. 

Já o Promotor André Luis disse que as reclamações quanto ao serviço são recorrentes na cidade de Araguari. Ele esclareceu que já foi instaurado procedimento cível e que será encaminhado ofício à Secretaria de Segurança Publica de Minas Gerais – SSPMG – para questionar o porquê de apenas a cidade de Araguari estar sendo submetida a essa regionalização na cidade de Uberlândia e por qual motivo o projeto não é colocado em prática em todo o Estado de Minas Gerais. Ainda durante o encontro, foi colocado que Araguari poderia ser uma regional que englobaria as cidades: Araguari, Tupaciguara e Estrela do Sul, que contam com sete municípios, podendo haver turnos com policiais militares chefiando e os demais atendentes poderiam ser servidores civis.  Será também apresentado a proposta de parceria para apoio ao Copom local, contratação de servidores e apoio material. Todas as ligações feitas pela comunidade ao 190 do 53° Batalhão de Polícia Militar são atendidas no Centro de Operações da Polícia Militar – Copom de Uberlândia, por meio da 9ª RISP – Região Integrada de Segurança Pública. A centralização das ligações em cidades do Triângulo Mineiro aconteceu em 2018, com o objetivo de atender a demanda tendo em vista que o local possui melhor estrutura e quantidade adequada de militares. Desde então, o serviço vem sendo questionado pela população araguarina que reclama da demora no atendimento já que o atendimento passa por triagem e depois de finalizada a ligação, a solicitação é encaminhada para os policiais da cidade. O 190 é um serviço de emergência da Polícia Militar de Minas Gerais, que o cidadão aciona de qualquer aparelho de telefone, fixo ou celular. Veja as situações em que se deve acionar o 190  da Polícia Militar: quando alguém foi vítima da ação de marginais, quando alguém está em situação de risco, para informar ação de marginais que esteja ocorrendo no momento ou em momento imediatamente anterior ao contato telefônico. Para outras denúncias envolvendo ação de criminosos, disque 181.

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