CidadeGeralPolíticaPoliticaSaúde

BAFAFÁ: Prefeito Renato Carvalho redireciona recursos da Saúde

Informações divulgadas pelo ‘Observatório de Araguari’ dão conta que o governo municipal, na pessoa do Prefeito Renato Carvalho, solicitou à Superintendência Regional de Saúde considere/designe o Hospital Sagrada Família, ligado ao Grupo Imepac, como hospital de referência da Macrorregião de Saúde, dentro do Programa Valoraminas. Isso significaria que, com isso, o redirecionamento imediato dos recursos previamente destinados à Santa Casa de Misericórdia de Araguari (hospital que atende o SUS na cidade) para o Hospital Universitário Sagrada Família, abrangendo diversos aspectos do programa, como procedimentos de menor e média complexidade, atendimento de urgência e emergência, gestação de alto risco, oncologia hospitalar, odontologia hospitalar, entre outros.

Caso a Superintendência acate o pedido e concretize a designação do Hospital Sagrada Família com as devidas autorizações, é possível que também ocorra a transferência automática de recursos para o Hospital Universitário Sagrada Família em relação a outros componentes do programa, como UTI Adulto, UTI Neonatal, UTI Pediátrica e atendimento de alta complexidade. O objetivo principal dessa mudança seria aprimorar a coordenação entre os municípios da Macrorregião de Saúde, assegurando um fluxo adequado de pacientes e informações médicas, ao mesmo tempo em que estabelece protocolos e procedimentos padronizados para garantir a eficácia e segurança dos tratamentos.

Caso os recursos sejam todos direcionados para o novo hospital de Araguari, no caso o Sagrada Família, a Santa Casa de Misericórdia de Araguari sofrerá significativa redução nos recursos públicos destinados à saúde, bem como nos atendimentos aos cidadãos. O assunto tem sido destaque em praticamente todos os veículos de comunicação da cidade, que defendem a manutenção dos atendimentos SUS pelo Hospital Santa Casa. A discussão tem ganhado força contra a atual administração, caso essa opte por direcionar todos os atendimentos para uma única unidade de saúde que, apesar de apresentar ter suporte para atender, causa dificuldades para outra unidade que vem atendendo a cidade, seus munícipes e cidades vizinhas há anos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo