CulturaGeral

BR-365 está com trabalhos intensificados por parte da PRF dentro da “Operação Romaria”.

A Polícia Rodoviária Federal intensificou nesta semana, os trabalhos de fiscalização dentro da “Operação Romaria 2023”, na BR-365. O objetivo é a segurança dos romeiros e de todos que utilizam a BR 365, além de garantir a fluidez do trânsito.

A operação é realizada de forma conjunta entre PRF de Uberlândia e Patos de Minas. Com o trabalho sendo destacado até o dia 15 de agosto. As viaturas de ambas delegacias farão rondas diárias e ainda passarão pelos pontos de apoio de forma a conferir a segurança também dos voluntários que lá estiverem trabalhando. As equipes foram reforçadas nos trechos e atuarão com rondas, fiscalização e radar móvel.

A maior atuação da PRF ficará em cima dos condutores que abusarem da alta velocidade. Para isso, radares móveis estarão disponibilizados em vários pontos, tendo no trecho entre Uberlândia a Patrocínio com os mais utilizados para coibir o excesso por parte dos motoristas. 

Ao longo do trecho entre Uberlândia a Romaria está disponibilizado cones que demarcam o espaço onde os romeiros devem andar. A recomendação é para que os romeiros não caminhem dentro da pista de rolamento. “O nosso trabalho é no sentido de preservar a segurança de todos os romeiros. Acredito que no ano que vem as faixas estarão pintadas, o que facilitará a caminhada na parte noturna”, destacou o inspetor Alfredo Terceiro.

 

ACOMPANHEM ABAIXO AS DICAS PARA UMA CAMINHADA SEGURA: 

 

1 – Caminhe em fila indiana, no acostamento e no sentido contrário ao do fluxo dos veículos. Onde não houver acostamento, cuidado redobrado. Prefira a faixa de domínio e só um último caso utilize o bordo asfaltado, sempre o mais à esquerda possível.

2 – Use roupas claras ou coloridas para aumentar a sua visibilidade. Use também faixas refletivas e coletes refletivos. Lanternas e objetos luminosos são muito importantes e bem-vindos, com o cuidado de nunca direcionar o faixo de luz para o rosto dos motoristas.

3 – Evite o uso de fones de ouvido e conversas em redes sociais em aparelho celular. É preciso muita atenção. Lembre-se que nas rodovias os veículos trafegam em alta velocidade, em grande fluxo e que nem todos os motoristas que trafegam na 365 são de cidades aqui do Alto Paranaíba, então pode ser que o motorista não saiba que está ocorrendo a Romaria.

4 – Com relação aos “veículos de apoio”, lembramos que não devem jamais parar no acostamento. Devem procurar entradas de fazenda, postos de gasolina ou outros locais nos quais seja possível parar com segurança o mais afastado da pista de rolamento possível. Evitem aglomeração de pessoas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo