Segurança

Cemig orienta participantes da Fenicafé sobre o uso seguro de energia no campo

A Cemig participou da Fenicafé, em Araguari, ontem (29), para orientar os proprietários e operadores de máquinas agrícolas, como colheitadeiras, tratores e implementos agrícolas, sobre o risco de contato com fios da rede de energia elétrica e abalroamento de postes no campo, durante a operação dessas máquinas. Além das orientações, os técnicos de segurança da Cemig distribuíram material explicativo com dicas sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica. É comum a existência de redes de energia nas áreas de lavouras, porém, o uso de máquinas e implementos agrícolas com dimensões superiores à altura dos cabos de energia tem sido cada vez mais frequente e pode causar acidentes. A Cemig recomendou que durante o trânsito e a operação de colheitadeiras, tratores, pulverizadores terrestres e aéreos, caminhões caçamba, graneleiros e carretas tipo treminhão, seja feita, previamente, uma análise criteriosa, observando a distância de segurança das redes de energia. A empresa alertou que acidentes com choque elétrico pode proporcionar graves lesões, como queimaduras, perda de membros e parada cardíaca, além de causar outros danos, como perdas de animais e veículos, queima de pastos e outros. A Cemig, preocupada com a segurança das pessoas, promove, permanentemente, campanhas específicas sobre segurança, palestras em escolas e cooperativas agropecuárias e encontros com profissionais e prestadores de serviços, para promover uma maior conscientização da comunidade quanto aos riscos e cuidados com a energia elétrica.

DICAS DE SEGURANÇA NO CAMPO

A vida no campo é bem melhor para quem sabe aproveitar os benefícios da energia elétrica. Com ela é possível produzir mais e melhor, além de usufruir do conforto e vantagens do mundo moderno. Veja como: 

– Fique atento! Analise bem o local antes de fazer colheitas e manobras com partes metálicas elevadas debaixo da rede elétrica. Obedeça a distância de segurança entre a rede elétrica e o equipamento.

– Ao fazer sua instalação elétrica rural, não a construa debaixo da rede da Cemig.

– Mantenha benfeitorias, como casas, galpões, silos, currais, paiol, a uma distância de no mínimo 10 metros da rede de energia elétrica que lhe atende.

– Cercas próximas à rede elétrica devem ser seccionadas e aterradas em vários pontos. O aterramento conduz a energia para o solo e reduz o risco de choque. 

– Não retire ou solte estais dos postes da Cemig, você pode comprometer a sustentação e a altura dos postes e fios. 

– Não faça queimadas debaixo da rede elétrica. O fogo pode atingir a rede elétrica e causar interrupção de energia a cidades inteiras.  

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo