Negócios

Como quitar dívidas com bancos: dicas para sair do vermelho

Uma das dúvidas mais recorrentes dos brasileiros é entender como quitar dívidas com bancos, escapar do vermelho e não receber novas cobranças. A inadimplência tem aumentado cada vez mais no Brasil, porém mesmo que os números continuem subindo, qualquer devedor tem a oportunidade de sair deste quadro de forma eficiente e prática com bons conselhos.

No momento em que você opta em não pagar as contas negativadas, o seu nome permanece retido nos Órgãos de Proteção ao Crédito. E a menos que tente conversar com os bancos para saber o que fazer, o CPF permanecerá negativado até que você pague o que deve.

Para ficar no azul no próximo ano, entenda se é possível negociar as suas dívidas e como fazer um excelente acordo com ótimas dicas!

É possível negociar dívidas com bancos?

Instituições financeiras oferecem possibilidades de acordos para quitar as dívidas de diferentes maneiras. Hoje em dia, os bancos disponibilizam alternativas para os inadimplentes pagarem pelo que devem de maneira simples, mas rápida e segura e o melhor é que você não precisa nem sair de casa para efetuar os pagamentos.

Tudo o que você deve fazer é verificar os valores e as possibilidades apresentadas antes de fazer negócio. É necessário levar em consideração alguns fatores, como o custo total da dívida e quais os valores das parcelas disponibilizadas para pagamento. 

Como fazer uma boa negociação de suas dívidas com o banco?

Reunimos dicas para que você entenda como negociar corretamente com o banco:

Realize um diagnóstico financeiro da sua situação

Para facilitar este processo de como quitar dívidas com bancos, monte uma planilha com os seus débitos pendentes, incluindo conta de água, luz, telefone e internet, etc. Todas as contas devem ser acrescidas na planilha, com seus respectivos prazos de vencimento e outros detalhes relevantes.

Assim, você consegue realizar um diagnóstico para verificar a sua situação financeira de maneira assertiva.

Consulte seu CPF nos birôs de crédito

Ao diagnosticar a sua vida financeira, verifique nos birôs de crédito como se encontra a situação do seu CPF. Na Serasa, por exemplo, ao realizar o cadastro, você consegue navegar pela área de soluções para encontrar possíveis negociações oferecidas ao seu perfil gratuitamente.

Defina um planejamento financeiro com metas para quitar suas dívidas

A melhor forma de como quitar dívidas com bancos é definir um planejamento com metas para seguir durante os próximos meses. Por isso, sugerimos que você veja os valores à vista e os métodos de parcelamento para não se prejudicar a curto prazo.

Separe as dívidas mais urgentes, como as negativadas ou com juros altos, para pagar primeiro. Após de prioridade as demais dívidas até conseguir manter tudo no azul!

Renegocie suas dívidas

A dívida virou uma bola de neve e não está conseguindo mais pagá-la? Então, você pode tentar renegociar com o credor. Isso é importante, principalmente se ela estiver negativada, afinal ao negociar e iniciar o pagamento do acordo, logo seu nome ficará limpo novamente, melhorando seu histórico financeiro diante o mercado.

Você pode entrar em contato diretamente com o banco, na agência física ou de modo online pelo aplicativo da companhia.

Outra maneira é aproveitar as ofertas de plataformas de renegociação de dívidas, como a Serasa Limpa Nome. O acesso é online, fácil e rápido. E a boa notícia é que diversos bancos são parceiros desse birô de crédito.

Um bom exemplo é o Itaú, em que você pode conseguir descontos e condições vantajosas. Se esse é seu caso, confira e faça sua renegociação com o Banco Itaú e aproveite essa oportunidade!

Aproveite os feirões de negociação

Não há maneira mais adequada de como quitar dívidas com bancos do que aproveitando os feirões de negociações. Estes eventos acontecem todos os anos e permite que faça negociações com condições exclusivas. Há diversas empresas parceiras para negociar. Confira se a empresa que em você possui dívidas está participando do feirão e aproveite a oportunidade.

Evite fazer novas dívidas

Um dos pontos mais importantes de como quitar dívidas com bancos é ao concluir o pagamento das antigas, tenha controle do seu dinheiro para não fazer novos cartões de crédito ou solicitar empréstimos que você pode não conseguir pagar. Evite comprometer ainda mais seu orçamento, pelo menos, até conseguir quitar suas dívidas.

Só recorra a um crédito se for com taxas justas no pagamento da dívida

Muitas pessoas recorrem a um crédito para pagar suas dívidas. Caso não consiga negociar sua dívida e pense em emprestar dinheiro para quitar a dívida com o credor e limpar seu nome, análise muito bem a situação.

Muitos empréstimos possuem taxas de juros altas, ou até mesmo o CET (Custo Efetivo Total) muito alto. E por esse motivo, essa pode ser uma possibilidade que te endivide ainda mais. Análise muito bem todas as taxas, as multas sobre atraso e as condições para não comprometer mais que seu orçamento, e nem aumentar ainda mais suas dívidas.

Avaliar como quitar dívidas com bancos facilitará a sua rotina e trará mais leveza em sua vida. Por isso, siga nossas dicas e fique no azul! Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo