Diário de um BichoGeral

Conheça 9 macacos do Brasil ameaçados de extinção.

Bugio-marrom-do-norte – Alouatta guariba guariba — Foto: ( Kenny Ross/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

Também genericamente referido como guariba, é uma subespécie de bugio que habita os estados de Minas Gerais e Bahia, ao norte do rio Jequitinhonha.

Esses animais são listados como em perigo crítico de extinção, pois sua distribuição geográfica é extremamente restrita e sua população é inferior a 250 indivíduos, sendo um dos 25 primatas mais ameaçados do mundo.

Caiarara – cebos kaapori — Foto: ( Gabriel Filgueiras/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

Esta espécie de macaco é encontrada nos estados do Pará e Maranhão. O primata está seriamente ameaçado por conta da perda de habitat para o desmatamento.

Cuxiú-preto – Chiropotes Satanás — Foto: ( Ana_Cotta/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

Cuxiú-preto é um macaco que habita a Amazônia oriental, sendo restrito a uma pequena área entre o rio Tocantins no Pará e o rio Pindaré no Maranhão. São animais diurnos, que passam a maior parte da vida nas árvores, alimentando-se de folhas e frutos.

Sauim-de-coleira – Saguinus bicolor — Foto: ( Agência Brasília/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

Endêmico do Brasil, o sauim-de-coleira é um primata nativo da Amazônia. Segundo o ICMBio, a espécie está criticamente ameaçada de extinção por conta do desmatamento, de incêndios, da caça ilegal e da urbanização.

Guigó da caatinga – Callicebus barabarabrownae — Foto: ( Antônio Estrela/ ICMBio/ Reprodução)

Esta espécie de macaco ocorre somente nas áreas mais altas da costa da Bahia, entre os rios Paraguaçu e Itapicuru. Já ocuparam boa parte das florestas ao sul do rio São Francisco, mas, atualmente, existem apenas 250 indivíduos em liberdade.

Muriqui-do-norte – Brachyteles hypoxanthus — Foto: ( Bart vanDorp/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

Natural da Mata Atlântica, a espécie de macaco era comum desde o sul da Bahia, até o sul de Minas Gerais. Atualmente, sua ocorrência é reduzida a poucos fragmentos de floresta. É considerado o maior primata brasileiro, podendo chegar a 15 kg.

Mico-leão-dourado – Leontopithecus rosalia — Foto: ( Hans Hillewaert/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

O mico-leão-dourado está, há muito tempo, ameaçado de extinção por conta da devastação da Mata Atlântica. Estima-se que haja cerca de 1 mil indivíduos na natureza deste primata de pelagem ruiva brilhante.

Cacajao- Hosomi Uacari — Foto: ( Evgenia Kononova/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

Cacajao hosomi é uma espécie de primata do noroeste da Amazônia brasileira e sul da Amazônia venezuelana. Grande parte de sua distribuição está em áreas protegidas que incluem a região do Pico da Neblina.

Macaco-prego-galego – Sapajus flavius — Foto: ( Miguelrangeljr/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

Endêmica à Mata Atlântica nordestina, a espécie só foi descrita oficialmente em 2005, apesar de haver registros de primatas muito parecidos desde o século 17. O macaco vive escondido nas densas matas brasileiras e é alvo do tráfico ilegal. Estima-se que haja apenas 1 mil indivíduos na natureza.

Fonte: https://vidadebicho.globo.com/comportamento/noticia/2022/10/conheca-9-macacos-do-brasil-ameacados-de-extincao.ghtml

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo