Esportes

Desistência do Piracaíba abre nova discussão sobre rebaixamento

Liga Araguarina se embasa no estatuto e presidente deve cravar rebaixamento, mesmo com a participação de oito equipes

Com a desistência do Piracaíba Futebol Clube em não disputar o Campeonato Amador 2023, uma discussão grande se formou junto a alguns clubes participantes e membros da imprensa local. A discussão vai se arrastar até a nova assembleia, que já está marcada pela Liga Araguarina de Futebol para a segunda-feira, dia 3 de abril. Alguns dirigentes entendem que não é responsabilidade dos clubes a desistência de outros co-irmãos e, com isso, uma nova assembleia teria que ser providenciada com nova votação para saber se seguirá com o rebaixamento de algum clube ou não. Muitos discutem, mas, o estatuto da Liga Araguarina de Futebol é bem claro em seu artigo 24, quando fala sobre uma nova assembleia para anular uma primeira reunião e tomar novas decisões. Em seu parágrafo 1º, o estatuto preza que ‘sempre que convocada pelo presidente da Liga Araguarina, por iniciativa própria, pelo conselho fiscal ou a requerimento da maioria simples de seus filiados, gozo de suas regalias sociais e estatuárias.

No artigo 44º informa que as decisões dos congressos técnicos, que violarem normas de ordem pública, do estatuto ou que prejudicar direito líquido e certo de qualquer fi2liado, caberão recurso administrativo para a diretoria da LAF, e se for decisão desta caberá recurso aos órgãos da Justiça Desportiva.

O artigo 46º preza que compete aos congressos técnicos, observando os dispostos na legislação desportiva, discutir e aprovar anualmente a proposta da Liga Araguarina, referente a:

A – Regulamento da competição, incluindo número de participantes e forma de disputa

B – Modificação do regulamento do ano anterior se necessário adaptando-o para o ano em curso

C – Assuntos gerais das competições a serem realizadas

D – Caso haja duas ou mais divisões deverá haver descenso e acesso.

Pelo que consta no estatuto da entidade, entende-se que o presidente da Liga Araguarina, Cleibimar Resende, terá em seu favor a decisão em manter o rebaixamento. Aqui, a Editoria de Esportes do ‘Diário de Araguari’ faz uma observação; seria importante que os clubes fossem para a nova assembleia já apontando o Piracaíba Futebol Clube como um dos rebaixados, e que dos oito restantes na Primeira Divisão apenas um seja rebaixado. Seria, e nossa opinião a atitude mais sensata a ser tomada.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo