CidadeColunasEducaçãoGira Sol

DICAS PARA PRESERVAR O MEIO AMBIENTE

O Programa de Educação Ambiental Gira Sol, da Secretaria Municipal de Educação, já vem trabalhando a muito tempo tanto com a comunidade escolar, como também, com toda a população araguarina sobre os cuidados com o meio ambiente. E nessa edição, vamos dar algumas dicas de como cuidar do nosso Planeta e ter mais qualidade de vida.

Existem vários problemas ambientais que podem ser amenizados com a colaboração de todos, basta um pouquinho de conscientização de nossa parte, mudando os hábitos em nossas atitudes diárias. São ações que devemos realizar para melhorar a qualidade de vida de todo o Planeta. Então, vamos falar de algumas dicas importantes para colaborarmos e evitarmos problemas com o lixo e com o desperdício da água, em nossa casa e no trabalho, em cada pequena ação o mundo pode ficar melhor! Para utilizar a água de forma consciente, temos que observar essas dicas: não deixar torneiras pingando, sempre fazer a manutenção, olhar também, válvulas de descarga e boia de caixa d’água; ao lavar o carro, substituir a mangueira por balde; não tomar banhos demorados; quando escovar os dentes ou fazer a barba, fechar a torneira até a hora de enxaguar; aproveitar a capacidade total do tanque ou máquina para lavar uma grande quantidade de roupa de uma vez só;  quando lavar a calçada ou o pátio reaproveite a água usada na lavação de roupas… Se possível, conheça o controle de consumo de água de sua casa.

Além da água, a questão do lixo, também é muito séria. Podemos contribuir muito com a coleta seletiva; não jogando lixo no chão; ao varrer a calçada, ter o cuidado em recolher o lixo, pois, se ele ficar em qualquer lugar pode ser levado pela chuva para os bueiros e se tornar fonte de poluição dos cursos de água, ou até mesmo entupi-los, o que pode causar alagamentos nas vias, aumentando assim, o risco de enchentes na cidade.

Tudo que acontece com o meio ambiente é resultado do descaso e falta de compromisso com a vida. Como podemos ver, é essencial que façamos a nossa parte, o meio ambiente é responsabilidade de todos nós!

“Água, essencial à vida no planeta Terra”!!!  Equipe Gira Sol

Secretaria Municipal de Educação

Programa de Educação Ambiental Gira Sol

Apoio: Ministério Público do Estado de Minas Gerais

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo