GeralHomenagem

HOMENAGEM PÓSTUMA A SEBASTIÃO TOTÓ

Saudamos, especialmente, Dona Maria, e os filhos Ana Régia, Cecília e Pedro, todos os demais familiares e amigos.

É para nós uma honra estarmos aqui, hoje, na missa de Sétimo Dia da passagem para a vida eterna de nosso querido amigo, marido, pai, sogro, avô, Sebastião dos Santos Totó, merecedor de nossas homenagens.

Um dia, nosso Senhor Jesus Cristo, exortou a todos nós:

“Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;

Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.

Assim resplandeça (brilhe) a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”. (Mateus 5:14-16).

Muitas vezes, para maioria de nós, essa frase fica perdida na correria de nosso dia-a-dia.

Mas não para Seu Totó, o qual, incansavelmente, talvez até de maneira inconsciente, buscou aplicá-la na sua vida.

Isso ficou claro para todos nós, especialmente quando nos encontramos no velório do Sr. Totó. Não havia uma pessoa com a qual conversássemos e que não testemunhasse um ato de amor, um ato de caridade, ou um ato de solidariedade praticado por nosso amigo.

Tantos fatos e situações que a maioria de nós sequer imaginava, dos quais ele nunca contou, fazendo valer aquela máxima cristã “não saiba a mão direita o que faz a mão esquerda”.

Entretanto, desde que conheci Totó (acho que isso aconteceu com todos nós), percebemos que ele era diferente.

Homem de enorme coração, honesto, trabalhador, digno e preocupado com coletividade, preocupado com as instituições, preocupado com a cidade de Araguari, ele sempre esteve presente, de forma coadjuvante, nas grandes decisões e ações que marcaram esta cidade.

Poderíamos dizer que Sr. Totó foi o exemplo do “bom político”, pois mesmo sem um cargo oficial usou de toda a sua influência, de toda sua sabedoria e de todo seu amor em benefício daqueles que mais precisavam, sempre no intuito de “bem servir”.

Dirigiu clubes como Pica-Pau, Clube Recreativo, além da Associação Comercial, CDL, Sindicato Rural.

Participou de inúmeros trabalhos e serviços sociais por mais de 35 anos na Casa da Amizade e Rotary de Araguari (tendo inclusive sido Presidente), instituição essa que fez uma linda homenagem ao amigo e irmão em sua despedida no velório, reconhecendo seu prestimoso trabalho.

Participou ativamente do Conselho de Segurança da Comarca de Araguari, prestando inúmeros serviços à comunidade, especialmente em auxílio material à Polícia Militar de Araguari, que recentemente o homenageou com a moeda militar “Challenge Coin”, que simboliza o respeito e reconhecimento dos grandes cidadãos em serviços prestados à corporação.

Teve grande participação na implantação da IMEPAC em Araguari, especialmente do Curso de Medicina, tendo sido homenageado por esta instituição na criação de uma Ala no Hospital Sagrada Família com seu nome. Por ocasião de sua passagem, aquela instituição registrou no seu Instagram:

“É com profunda tristeza que nos despedimos deste grande homem.

Sua presença terrena foi um verdadeiro presente para todos nós.

Seu compromisso incansável com o bem-estar da comunidade de Araguari e seu apoio inabalável às nossas instituições foram fontes de inspiração para todos.

Recordamos com carinho os momentos compartilhados e nos confortamos com as lembranças de sua generosidade e bondade. Seu legado viverá para sempre em nossas memórias e em cada ação que empreendermos em prol do bem comum.

Embora sua ausência seja dolorosa, sabemos que seu espírito estará sempre conosco, guiando-nos e inspirando-nos a continuar seu trabalho de amor e serviço”.

E muitos de nós estivemos presentes na homenagem linda que o SICOOB – ARACOOP fez ao Sr. Totó há algumas semanas atrás e ali todos testemunhamos como esse homem era empreendedor e como ele foi importante, pois participou daquela instituição, desde a fundação até os últimos dias de sua vida. Ali nós vimos que o carinho pelo Sr. Totó permeava desde a Diretoria até aos mais simples colaboradores. Poucas vezes em minha vida tive o prazer de ver o que vi na homenagem do Sr. Totó: como um homem pode amado, querido e respeitado por todos, sem nada exigir em troca.

Realmente, foi uma pessoa de bem.

Católico e de muita fé, lembro-me de em nossa última conversa na qual disse a ele, olhando em seus olhos: “se apegue na fé e não tenha medo de nada meu amigo, pois um homem com o coração grande e com as boas obras como o senhor sempre terá seu lugar perante Deus”!

Ele amava servir.

E gostava de viver. Ah, como esse homem amou a vida. E a aproveitou.

Adorava pescar, cozinhar, conversar, adorava que todos ficassem ao seu redor, pois seu maior desejo era agregar, ajuntar e celebrar a vida.

No âmbito familiar, conviveu uma vida inteira com Dona Maria. Uma vida de amor e dedicação. Lembro-me com carinho que Dona Maria nos contou no velório que nos primeiros encontros deles ele a presentou com um mamão (uma fruta) e ela pensou: com o que será que eu posso presenteá-lo? E então o presentou com laranjas. Foi o início de um relacionamento com 5 anos de namoro e 53 anos de casamento.

Meu Deus, e como esses dois eram ligados… Um não se afastava do outro, tanto que Seu Totó partiu para a vida maior nos braços da querida esposa.

E não podemos esquecer dos filhos, como esse homem amava os filhos e como os filhos o amavam ….

Ana Régia, nossa querida irmã de coração, emocionou a todos nós em sua publicação no Instagram esta semana, dizendo:

“Foram muitas homenagens, tantas flores que te cobriram ontem, Pai! Você foi e levou um pedaço de mim. Mas deixou um legado que permanecerá para sempre na memória de todos que tiveram a honra de conviver contigo. Foi um marido apaixonado, um pai excepcional. Teve seus defeitos (todos nós temos), mas acertou muito mais porque formou uma família linda. Deixou a vida física abraçado com a mamãe, o seu grande amor! Ensinou a todos que a vida é bela e merece ser vivida com honestidade e dignidade. Os obstáculos nunca te fizeram recuar. Pelo contrário, quando aparecia algum problema você logo dava um jeito de contornar e resolver. Trabalhou muito e enquanto viveu em Araguari você participou de todas as ações que resultaram no crescimento e desenvolvimento da cidade. Foi generoso com todos que precisavam do seu apoio. Sei que a vida não termina aqui. Ontem despedimos do seu corpo e a sua presença física fará muita falta. Mas sei que o seu espírito agora descansa, sem sofrimento. A jornada continua. Onde você estiver, vai ensinar e aprender muito. Vai fazer festa e será otimista com a possibilidade de aprender e crescer espiritualmente. Te amo, eternamente. Tenho um orgulho imenso de você. Vamos nos encontrar algum dia novamente e nos abraçar muito. Por aqui, seguimos cuidando da mamãe como você pediu. Vá em paz, na companhia dos bons espíritos e nos braços de Nossa Senhora! Até algum dia”.

Nada mais há que ser falado.

Agora é só fechar os olhos e agradecer a Jesus e a Nossa Senhora pela oportunidade de termos convivido e compartilhado momentos inesquecíveis com este grande homem.

Fique em paz Seu Totó.

Um bom dia a todos, amigos e familiares deste trabalhador do bem e que, nós, vendo a luz que brilha ao lembrarmos deste querido irmão, todo este legado de amor e de boas obras, glorifiquemos a Deus que está nos céus!

Para finalizar, gostaríamos de agradecer imensamente ao nosso querido Frei Mauro por esta oportunidade ímpar de homenagear este homem de bem e trazer consolo aos nossos corações, os quais já sentem a falta de Seu Totó.

Como disse nossa irmã Ana, “até algum dia” caro amigo Totó!!!

Abraço fraterno a todos!!!

Muito obrigado!

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo