Geral

Início da Quaresma impulsiona venda de peixes e ovos em Araguari

Estabelecimentos afirmam que esta é a melhor época do ano para o setor, vendas tendem a dobrar nos próximos 40 dias

A quarta-feira de Cinzas (22) marca o início da Quaresma, tempo de penitência para os cristãos. A Igreja Católica recomenda que na Quarta-Feira de Cinzas e nas sextas-feiras do período o cristão se abstenha de consumir carne vermelha. Por isso, muitos católicos optam por ovos e peixes. Além de reflexão, o tempo da quaresma também gera expectativa de crescimento nas vendas desses produtos. Para os que não apreciam os pescados tradicionais a opção são os ovos que também tem muita procura. Comerciantes de peixes da cidade dão as boas vindas à Quaresma, pois a venda do alimento chega aumentar 50% em comparação restante do ano. Ainda segundo eles, neste período, os produtos mais procurados são a tilápia, sardinha, bacalhau e salmão. Durante o período quaresmal, fieis costumam fazer jejum de alguns alimentos como: refrigerantes, doces, álcool e, principalmente, a carne vermelha. A abstenção de carne acontece em respeito ao derramamento do sangue de Jesus Cristo durante o seu sacrifício. Além disso, muitos religiosos destacam que a realização do jejum é uma prática daqueles que desejam ser afastados do pecado. E com isso, o consumo de peixe cresce expressivamente neste período.  Aliado a isso, supermercados de Araguari já reforçam os estoques. Todos os anos, objetivando motivar a concorrência e beneficiar o consumidor que busca o menor preço, o Procon de Araguari realiza um levantamento de preços de pescados na cidade, especialmente do bacalhau, que é um dos mais consumidos no período. Em contato com o setor de fiscalização da unidade foi informado que uma pesquisa de preços está sendo preparada e a divulgação da mesma será nas próximas semanas.

ATENÇÃO

A Vigilância Sanitária de Alimentos orienta a população sobre os cuidados necessários na hora da compra e armazenagem de pescados. A orientação é preferir os peixes frescos e inteiros, já que neles é mais fácil identificar a qualidade. Para ter certeza de uma boa compra, aperte o peixe com o dedo, se voltar para a posição normal significa que ele é fresco. Além disso, passe as unhas no sentido contrário ao das escamas. Se muitas delas se soltarem o peixe pode estar em processo de decomposição.

Bacalhau – A compra e armazenamento do bacalhau também requerem cuidados especiais. Os consumidores devem ficar atentos ao odor desagradável, amolecimento da carne e manchas avermelhadas ou escuras. Se o peixe apresentar estes itens a sua carne não está própria para o consumo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo