CidadeCultura

IX Congresso Nacional dos Artesãos acontece em Araguari.

Desde quinta-feira (12) Araguari recebe artesãos de todo o Brasil. O objetivo do encontro é fomentar e disseminar o artesanato produzido nas mais diferentes regiões do país bem como traçar estratégias e políticas públicas para a valorização dos artesãos. Além disso, o Congresso é um espaço de discussão e empoderamento, organização e valorização dos artesãos brasileiros enquanto tomada de consciência da importância da categoria e sua representatividade na cultura e a adequação socioambiental.

Com o tema “Construção e implementação de políticas do artesanato e a contribuição dos artesãos e mestres no desenvolvimento sustentável”, profissionais participam do importante momento e traçam estratégias para o desenvolvimento do artesanato em todo o país.

Hoje, 14, os trabalhos iniciaram logo cedo com Mesa Redonda abordando “Estratégias de comercialização e integração socioeconômica” e “Memória do Artesanato”. Agora a tarde, haverá a formação dos grupos de discussão com variados temas. Memória do Artesanato, Produção artesanal sustentável e inovações tecnológicas, Atuação em redes de cooperação, Estratégias de Comercialização e integração socioeconômica, Políticas públicas e legislação do artesanato.

Amanhã, 15, último dia do encontro, haverá a eleição do próximo estado que sediará o X Congresso Nacional dos Artesãos e encerramento das atividades.

RESULTADOS ESPERADOS
I – Realização do IX Congresso Nacional dos Artesãos, com a participação efetiva de até 600 artesãos dos 16 Estados Federados à CONART, como também avanços nas políticas públicas de apoio ao artesão com a regulamentação da Lei 13.180;
II – Demonstração de unidade, competência e capacidade de organização de um evento que integre artesãos de todo o Brasil;
III – Visibilidade e expansão do artesanato mineiro e brasileiro;
IV – Ampliação da abrangência e a organização das Federações nos demais Estados do país.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo