Trânsito

Desrespeito: pedestres precisam dividir a via com veículos

Multar os proprietários resolve o problema das calçadas?

Calçadas irregulares, desniveladas, com entulhos e até destruídas dificultam a travessia de pedestres em todos os bairros. Bastam alguns passos de caminhada pela cidade que a dificuldade de locomoção aparece. Com isso, as pessoas com mobilidade reduzida ou temporária, como cadeirantes, deficientes físicos, idosos e outros, são as que mais sofrem na hora de andar pela cidade. Apesar de existirem legislações que determinam a acessibilidade nos espaços urbanos e estabelecem especificações para calçadas – Lei Federal e Lei municipal, poucos lugares estão adequados ao que é imposto pelas leis.

A calçada é a via pública do pedestre, assim como a rua é a via pública dos veículos. Não há razão para o tratamento ser diferente entre esses dois elementos urbanísticos (Foto – Diário de Araguari)

Nas calçadas de várias e várias ruas de Araguari ocorre sempre um grande problema. As mães têm que passar com os carrinhos de bebês pelo meio da rua. Os idosos e cadeirantes têm que ficar desviando dos buracos que existem nas calçadas. E não é preciso andar muito para se constatar que a maioria das calçadas de Araguari fica completamente ocupada. Conforme mostra a imagem, há calcadas no centro da cidade que estão sendo usadas como estacionamentos para veículos. Um total absurdo! As calçadas, que deveriam ser reservadas para o ir e vir dos pedestres, perdem a principal finalidade. Em várias situações, o cidadão vê-se obrigado a transitar pela área reservada aos veículos, por conta do espaço ocupado por construções irregulares, entulhos e até veículos que utilizam as calçadas como estacionamento, além da sujeira. O passeio do pedestre, também denominado de calçada, constantemente vem sendo obstruído, por pessoas que são desprovidas de educação. Percebemos também que os órgãos públicos responsáveis pela fiscalização da aplicação da lei, fazem vista grossa para a problemática, tornando a vida de todos mais complicada, principalmente para crianças e idosos que precisam desviar dos incômodos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo