CidadeColunasCulturaDiário dos ImortaisGeral

JOELSON SILVANO DE MOURA É RECONDUZIDO COMO PRESIDENTE  DA ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE ARAGUARI PARA O BIÊNIO 2024/2026

Na noite de 23 de fevereiro do corrente ano, o atual presidente da Academia de Letras e Artes de Araguari – ALAA – Joelson Silvano de Moura e demais integrantes da diretoria executiva e do conselho fiscal da entidade foram reconduzidos aos seus respectivos cargos para o biênio 2024/2026, em eleição realizada na sede do sodalício, localizada à Rua José do Patrocínio, número 291, 2º pavimento, Centro, em Araguari-MG.

Conforme edital de convocação para a assembleia geral extraordinária a ALAA se preparou para receber seus membros titulares da categoria em pleno gozo de seus direitos para participaram da referida eleição que ocorre bienalmente.

Com início dos trabalhos para às 19h, em atenção ao protocolo, foi realizada a primeira chamada ás 18h na qual não houve quórum. Respeitado o prazo legal, uma segunda chamada foi feita e estiveram presentes doze acadêmicos: Joelson Silvano de Moura, Eurípedes Rodrigues Napolião, Manoel Messias de Carvalho, Regina Duarte Mota, Gervázia José de Deus, Neide Dantas de Sousa, Marco Aurélio Faria Coelho, Publio Carísio de Paula, Therezinha Rodrigues Reis, Amariles Alves do Nascimento, Janice Lelis Gondim Borges e Edmar César Alves.

Ressalta-se ainda, com dever de justiça, reconhecimento e gratidão, registrar a presença de valorosa e dedicada colaboradora da entidade que tem participado, efetivamente, de todas as atividades desenvolvidas pela academia, seja em âmbito interno, bem como externo, a professora Eliete Borges de Moura.

Na oportunidade, somente uma chapa foi apresentada colocando-se à disposição para dar sequência às atividades desenvolvidas pela ALAA, ou seja, mantendo a mesma diretoria do biênio anterior, 2022/2024.

Neste ano, a Academia de Letras e Artes de Araguari estará comemorando seus 56 anos de fundação e 99 anos do nascimento de seu fundador, o professor e poeta Abdala Mameri, um dos maiores memorialistas da cidade e região.

Nesses mais de meio século de existência, oito acadêmicos estiveram à frente dos destinos desse sodalício que tem como uma das principais finalidades a de incentivar as letras e as artes em todas as modalidades, seja com palestras, conferências, solenidades, eventos de manifestações culturais e artísticas, divulgação e lançamento de livros, bem como a promoção de concursos literários.

Do pioneiro, fundador e primeiro presidente, o inesquecível professor Abdala Mameri que presidiu a entidade por mais de trinta anos, no período de 6/8/1968 a 28/11/1998; ao oitavo e atual presidente, o professor Joelson Silvano de Moura que esteve à frente do sodalício, em seu primeiro mandato, de 14/2/2022 a 23/2/2024, outros seis acadêmicos conduziram a entidade: o advogado e escritor Dr. Aquiles Barbosa, de 28/11/1998 a 20/10/2005; a poetisa, escritora e musicista Gessy Carísio de Paula, de 20/11/2005 a 28/1/2011; a professora e musicista Regina Duarte Mota, de 28/1/2011 a 27/2/2015; a artista plástica e escritora Therezinha Rodrigues Reis, de 27/2/1015 a 10/2/2017; o escritor e jornalista Edmar César Alves, de 10/2/2017 a 14/2/2020 e a poetisa e terapeuta Janice Lelis Gondim Borges, de 14/2/2020 a 18/2/2022.

Após sua manifestação do desejo de continuar à frente do sodalício, o que foi aceito e aplaudido por todos os presentes, o presidente Joelson Silvano de Moura recebeu a aquiescência dos demais diretores, tanto da diretoria executiva como do conselho fiscal, que permanecerão em seus cargos abraçados e assumidos desde a primeira hora de sua gestão inicial. Mandato que, mesmo diante de algumas dificuldades, deixa registrado grandes realizações com resultados relevantes para a entidade, junto à sociedade araguarina e de escritores em nível nacional.

A eleição foi realizada por aclamação, onde todos os presentes aplaudiram, efusivamente, por um bom tempo, a nova diretoria da ALAA. Em suas palavras o presidente, que ocupa a cadeira de número 11, cujo patrono é o escritor Monteiro Lobato, manterá os compromissos firmados por meio de convênios com instituições governamentais e iniciativa privada com apresentação e execuções de projetos para o presente ano.

Destacando ainda, atenção especial às comemorações e atividades tradicionais como o Concurso Nacional de Contos e Poesias, Sarau e aniversário do sodalício; a definição quanto ao preenchimento de cadeiras vagas, participação em atividades culturais de estabelecimentos de ensino e entidades outras, além, é claro, da continuidade da luta constante pela preservação da memória e história da entidade.

A diretoria da Academia de Letras e Artes de Araguari, para o biênio 2024/2026, ficou assim constituída: Presidente, Joelson Silvano de Moura; vice-presidente, Públio Carísio de Paula; 1ª secretária, Regina Duarte Motta e 2ª secretária, Elzine Borges Beregeno; 1º tesoureiro, Eurípedes Napolião Gonçalves e 2º tesoureiro, Marcos Aurélio Faria Coelho; bibliotecária, Janice Lelis Godin Borges; relações públicas, Edmar César. Conselho Fiscal: Gessy Carísio de Paula, Idelízia da Cunha Cardoso, Luiz Cláudio Pádua Netto, Gervásia José de Deus, Lêda Maria Henrique de Pinho e Neide Dantas de Sousa.

Regada a um bom bate papo, em ambiente agradável de total descontração, alegria, risos e participação ativa com aparte para todos, lanche, oração e poesia, a assembleia foi encerrada pelo presidente Joelson Silvano de Moura que pediu a união de todos para enfrentarem juntos os desafios que estão pela frente e, na sequência, o grupo presente pousou para aquela tradicional fotografia na histórica escada que leva ao salão principal da sede da entidade, na Rua José do Patrocínio, número 291, 2º pavimento, em Araguari-MG.

Texto : Edmar César – Relações públicas da ALAA

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo