Cultura

Programa “Acelera Artesanato” abre inscrições gratuitas para artesãos locais

Parceria entre Sebrae Minas e Faec enfatiza a importância do trabalho coletivo e estimula o processo criativo e a gestão de negócios

Artesãos de Araguari e região podem se inscrever para a primeira etapa do programa “Acelera Artesanato”. A ação tem o objetivo de ampliar o conhecimento dos participantes sobre temas como cooperativismo, comportamento e design. As atividades serão realizadas nos dias 6 e 13 de outubro, das 9h às 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site AceleraArtesanatoAraguari. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Sebrae Minas e a Fundação Araguarina de Educação e Cultura – Faec – para fortalecer a autoestima dos profissionais e a percepção sobre a importância do trabalho coletivo na atividade. Para isso, a fase inicial do programa irá propor uma reflexão sobre plano de desenvolvimento, propósito e impactos da boa comunicação com o cliente. Durante a segunda etapa, será realizada uma oficina de design na qual os artesãos terão acesso ao conteúdo sobre técnicas e produtos, produção, público alvo, matéria-prima, identidade cultural, processo criativo e a importância do design no artesanato. Nas demais etapas do “Acelera Artesanato Araguari”, previstas para novembro, serão discutidas as necessidades do mercado, funcionalidade, criação, novo olhar para o produto, qualidade, acabamento, práticas de comercialização e segurança. A analista do Sebrae Minas Beatriz Bertoldo ressalta que o programa terá resultados positivos no trabalho diário dos artesãos. “Garantir a capacitação destes profissionais é uma forma de estimular a transformação no ambiente em que ele está inserido. Além de promover maior geração de renda, o programa assegura responsabilidade social com a inclusão desses profissionais de forma mais competitiva no mercado”, afirma.

PRODUÇÃO ARTESANAL EM NÚMEROS

O Brasil conta, atualmente, com 8,5 milhões de artesãos, a maioria do sexo feminino, numa atividade que movimenta cerca de R$ 50 bilhões por ano, e representa 3% do Produto Interno Bruto – PIB – Nacional, com faturamento em torno de R$ 102 bilhões. Em Araguari, segundo dados da FAEC, estão cadastrados 36 artesãos cadastrados, e outras duas associações locais agregam mais 50 artesãos. O presidente da Federação do Artesão Mineiro, Jair Dionísio Rhaavi, destaca que o município tem o maior número de artesãos com carteira do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro – Sicab. “São profissionais que precisam ser preparados para entender o mercado, e terem condições de ampliar os negócios. O apoio da prefeitura e de instituições como o Sebrae Minas favorece esta percepção”, destaca.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo