CidadeGeral

TRÊS SUCURIS FORAM LOCALIZADAS EM TUPACIGUARA

Nas últimas semanas, fatos atípicos têm sido registrados numa chácara, localizada no bairro São Vicente, em Tupaciguara. No dia 09 deste mês, uma sucuri, de aproximadamente três metros de comprimento, foi descoberta dentro do encanamento da propriedade, sendo a remoção do animal possível após o encanamento ser quebradoe. Ontem, dia 21 de março, uma segunda sucuri, medindo cerca de dois metros e meio, foi encontrada dentro de um tanque de água na mesma chácara. E hoje de manhã, uma terceira sucuri, com aproximadamente 2 metros de comprimento, foi capturada no quintal da propriedade.

Devido aos registros sequenciais de encontros de sucuris no mesmo local, os militares Bombeiros consultaram um biólogo para entender as possíveis razões para essas ocorrências. Foram observadas algumas características: primeiro, a região é considerada um habitat natural das sucuris, favorecido pela presença de vegetação nativa e um córrego nos arredores da propriedade; segundo, a oferta de alimento, como as galinhas e patos criados na chácara, pode atrair as serpentes; e terceira, é que conforme as análises das fotos e filmagens, as serpentes capturadas são machos, sugerindo que estavam em busca de uma fêmea da espécie, para acasalamento. As sucuris não se reproduzem todos os anos – somente uma vez a cada dois ou mais anos. Elas passam o ano acumulando reservas para o próximo período reprodutivo. Normalmente, a fêmea se fixa na cabeceira do rio durante o período de reprodução, liberando feromônios que atraem os machos. Estes, por sua vez, se deslocam atrás da fêmea, formando “bolos” de reprodução, se enrolando ao redor da fêmea, e se dispersam após o acasalamento. Portanto, é bastante provável que a fêmea, geralmente caracterizada por ser maior e mais corpulenta que os machos, esteja próxima da região onde as serpentes foram encontradas.

Diante dessa situação, o Comandante do Posto Avançado de Tupaciguara, Sgt Júlio César, está em contato com a Polícia do Meio Ambiente e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente para planejar ações de prevenção e segurança que podem ser adotadas neste caso, como a visita aos proprietários das chácaras da região avisando dessa situação inusitada. Os militares pedem que a população permaneça vigilante e tome precauções adicionais ao se aproximar da área mencionada.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo