ENTRE O PASSADO E O PRESENTE, OS TRABALHOS CONSTANTES DA ALAA
Caros leitores da Coluna o Diário dos Imortais, grandes são os feitos e realizações da Academia de Letras e Artes de Araguari. No ano em que nossa academia completará os seus 55 anos de existência, acredito que nosso fundador da ALAA, esteja feliz, por tudo que a ALAA vem realizando na promoção de eventos literários, como os que acabamos ter, que foi o nosso Sarau Literário da ALAA, um verdadeiro sucesso, parcerias em projetos em apoio a literatura, como o projeto Biblioteca a Céu Aberto, e agora o lançamento do 54º Concurso Nacional de Contos e Poesias. Fora os inúmeros outros que estão acordados e outros ainda no papel. A ideia de manter viva a nossa academia e levar o seu nome e sua logo dentro do cenário artístico e cultural de nossa cidade, chegando ao reconhecimento da mesma no cenário nacional, nos fazem felizes e orgulhosos, em saber que nossa academia é forte, admirada e respeitada.
Manter as tradições, e ao mesmo tempo trazer inovações, fortalecem ainda mais a nossa marca, pois chegaremos onde no passado, não teríamos como chegar. Ouvimos a boca pequena que a academia é um reduto de velhos, hoje esta fala esta perdendo o seu teor, estamos renovando e inovando, sem perder o que chamamos de tradicional. Estamos levando a academia, até o conhecimento dos mais jovens, fazendo a mesma ser aplaudida e difundida em outros cenários da cultura. Sem muita pressa, um passo de cada vez, pois não se muda mais de meio século em poucos dias.
Um exemplo foi o Sarau Literário, realizado pela ALAA – Academia de Letras e Artes de Araguari, após 54 anos de existência, pela primeira vez participamos de um edital publico da cultura, no qual fomos aprovados. O projeto contou com o apoio da prefeitura Municipal de Araguari, através da Faec – pelo PMIC – Programa Municipal de incentivo à cultura. Idealizado pelo atual Presidente da Academia de Letras e Artes de Araguari – Joelson Silvano de Moura, com o objetivo de manter viva a ideia do fundador da ALAA – o Professor e Escritor Abdala Mameri. Qual foi a grande diferença de outros Saraus realizados pela academia? A diferença é que tivemos uma maior visibilidade, e nossos acadêmicos foram valorizados pelas suas apresentações, assim como convidados que participaram e abrilhantaram o nosso Sarau Literário. Não deixando de acontecer, dando continuidade aos Saraus em nossa cidade, levando de encontro à população Araguarina estes momentos de arte e de cultura em forma de entretenimento gratuito. A importância de promover um Sarau Literário com músicas, dança, poesia e artes de forma geral é oportunizar aos artistas e à população um encontro periódico com a Cultura. A Academia de Letras e Artes de Araguari toma uma posição pública protagonista de iniciar este movimento, que tem como objetivo se ampliar cada vez mais, envolvendo artistas, estudantes e acadêmicos da cidade.
Com certeza as expectativas, naquilo que propomos com o Projeto Sarau Literário, foram alcançadas, conseguimos tirar a Academia de sua sede, levando a arte e a cultura a ambientes abertos, como praças de nossa cidade, espaços de teatros, indo de encontro ao público que admira a realização de Saraus, levando muita música e muita poesia à população local. Sem falar que todas as edições foram transmitidas ao vivo, conseguindo assim levar os espetáculos a muito mais pessoas. Levando cultura com muitos benefícios à população, despertando o interesse por gêneros artísticos que tem pouco espaço nos meios comerciais tradicionais, alargando o horizonte crítico e intelectual de todos. Estar à frente desta construção, levando o nome da Academia de Letras de Araguari, dentro deste cenário inovador, que é ter estas apresentações em espaços públicos. Aos poucos vamos resgatando este interesse e a comunidade vai se aproximando e vendo a importância de levar a cultura para onde o povo está, valorizando e respeitando estes espaços.
Podemos dizer que em Araguari, das artes dos saraus realizados desde a muito tempo, foram organizados ou contaram com a participação da Academia de Letras e Artes de Araguari – ALAA.
Estamos felizes devido às realizações deste conjunto de Saraus Literários em nossa cidade, em diversos espaços da cidade, mantendo esta belíssima tradição, da qual já estamos pensando em dar continuidade, não deixando esfriar, dando sequência a estes movimentos artísticos em prol de nossa cultura, contribuindo para o reconhecimento e valorização de nossos acadêmicos da ALAA.
Então, eu só tenho a agradecer por mais uma noite de Sarau!! Feliz pela realização, feliz por ter sido um sucesso! Em quatro meses, quatro edições do Sarau Literário da ALAA.
Eu só tenho a agradecer a todos os acadêmicos por abraçar o projeto, pela participação nas apresentações. Pois nosso maior intuito com este projeto é fortalecer o nome da academia , levando a arte e cultura que é desenvolvida pelos nossos acadêmicos, em nossa Academia de Letras e Artes de Araguari. Agradecer também a todos os outros convidados que aceitaram participar do Sarau, enriquecendo os eventos.
Como é gratificante ver o nome da academia sendo dito e lembrado por inúmeras pessoas, ver a nossa marca estampada em vários projetos.
Assim como foi dito, se o objetivo de um Sarau é reunir pessoas com interesses em comum com a literatura. Acredito que o objetivo foi alcançado. Tanto aos que puderam ir prestigiar todas as edições presencialmente, como também aos inúmeros acessos e visualizações nas redes sociais, que para nós é uma inovação.
Tudo isso começou lá no dia 18 de março, na sede da Academia de Letras e Artes de Araguari , depois no dia 15 de abril, fizemos a integração com outros segmentos culturais, como o Hip Hop e Capoeira, na Praça Farid Nader. Para nós inovador, aproximando de outras artes e de outras culturas. No dia 20 de maio, tivemos a 3ª edição do Sarau Literário, na praça Manoel Bonito, e no 17 de junho na Casa da Cultura, realizando a 4ª Edição.
Um projeto entre tantos realizados e a ser realizado pela Academia de Letras e Artes de Araguari. Vamos dar continuidade, e manter viva esta tradição, despertando o interesse de jovens artistas, escritores, músicos, cantadores e iniciantes cheios de talento. E que venha outros Saraus Literários.