CURTAS
DATAS COMEMORATIVAS
Hoje é “Dia do Atleta Profissional” e “Dia Mundial das Leguminosas”.
CONTANDO
Ontem, a reportagem flagrou quando dois moradores da Rua Colúmbia, no bairro Santa Terezinha, entre a Av. Miguel Assad Debs e a MG 414, de acesso ao Distrito de Amanhece, contavam a quantidade de buracos no pequeno trecho. O ato chamou atenção e, pelos 55 buracos espalhados pela rua foram contados a dedo pelos moradores. E a Prefeitura, NADA.
ATIVIDADE
Sábado, dia 11, vai acontecer o “1º Jogos de Capoeira Viva Livre! Araguari sem Drogas”. As atividades serão durante a inauguração do CIE – Centro de Iniciação Esportiva – Luiz de Freitas Peixoto, às 10h. Toda comunidade está convidada a participar do evento que será na Avenida Orlando Cesar Vieira 1.000, bairro Goiás Parte Alta.
PRAÇAS
Andando pela cidade é possível constatar que são muitas as praças que estão recebendo melhorias do poder público municipal. As praças Getúlio Vargas e dos Ferroviários estão em obras desde o fim do ano passado. A Praça do Skate, no cruzamento das Avenidas Calimério Pereira de Ávila e Minas Gerais, também continua em obras.
OUTRAS
A Praça Juvenil Alves de Melo e a pequena praça no encontro das ruas Rio Grande do Sul com a Jaime de Araújo, no bairro Santa Terezinha, também estão sendo reconstruídas. A única que é alvo de muitas cobranças e que não recebe qualquer benfeitoria é a Praça Sérgio Pacheco, bem em frente ao Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco.
DESRESPEITO
Ontem, em plena luz do dia, a reportagem flagrou a funcionária de uma moradora da Av. Batalhão Mauá fazendo a limpeza da calçada da casa em que trabalha. Até aí, tudo normal. O curioso foi ver a mulher juntar o lixo que tinha varrido, colocar na pá, atravessar a rua e jogar o lixo no canteiro da avenida. Sem qualquer pudor ou receio. Isso é o fim.
DOIS PESOS, DUAS MEDIDAS
Essa atitude de atravessar a rua e jogar o lixo no canteiro é comum em Araguari, infelizmente. Na Avenida Calimério Pereira de Ávila também acontece muito e sempre. A questão é que se cobra limpeza do poder público mas os cidadãos são os que mais jogam lixo no chão, nos canteiros, nas ruas, nas praças, etc. Os cidadãos emporcalham a cidade mas querem a cidade limpa. Isso é ridículo.
FEBRE AMARELA
Após um caso confirmado de febre amarela no interior de São Paulo, voltou com tudo a necessidade de atualizar o esquema vacinal, especialmente contra a febre amarela. O esquema vacinal inclui crianças com menos de 5 anos, com uma dose aos 9 meses e outra aos 4 anos, além de todos os indivíduos com mais de 5 anos, que recebem uma dose única, válida por toda a vida.
FERRAMENTA
A imunização é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença, que é transmitida por vetores e tem tido ocorrências em distintas regiões do país em seu ciclo silvestre. É importante que pessoas que se deslocam para regiões de mata, considerando-se também o feriado de Carnaval, estejam vacinadas.
ANTICORPOS
A vacina da febre amarela tem um período de dez dias para criar anticorpos; dessa forma, quem vai viajar no Carnaval para zona de mata e ainda não tomou o imunizante deve se vacinar o mais breve possível.
SINTOMAS
A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de rápida evolução e elevada letalidade nas suas formas mais graves. Apresenta sintomas como febre súbita, calafrios, dor de cabeça, dor no corpo, náuseas, vômito e fraqueza. Tem padrão sazonal, com a maior parte dos casos incidindo entre os meses de dezembro e maio. A prevenção é a vacina.